Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Quem nunca... #05

por Cá coisas minhas, em 04.09.17

quem nunca 5.jpg

… disse “eu nunca faria/permitiria/diria…” e lá caiu?



Autoria e outros dados (tags, etc)

Coisas em introspectiva #08

por Cá coisas minhas, em 01.09.17

Aqui há tempos escrevi este post.

Estávamos numa daquelas fases complicadas, que com a idade vão ficando cada vez mais “desafiadoras”.

Escrevi

“(...)Dizer não. Marcar posição de autoridade. Por de castigo. Dizer “não grites”. Dizer “para de chorar”. Sair de ao pé dela e ouvir um choro contínuo já desespero (manipulador, será?), “oh mãe, por favor, não me deixes aqui sozinha”. Explicar o porquê do porque não. Explicar o mau daqueles comportamentos. Ralhar. Conversar. Acabar com a conversa por ali e esperar que a birra passe. E tudo junto outra vez.

Isto é esgotante. (…)”

E sim.

É exasperante. De me levar muitas vezes ao limite.

Mas o tempo vai passando.

E todas as fases mais complicadas também passam.

[E voltam outra vez, e eu esqueço-me que vão passar. Eheheh]

Mas o que eu quero dizer agora, é que tem valido a pena. Vale a pena cada “conflito” que vai surgindo. Todas as vezes em que tenho mantido a minha posição.

Não sou perfeita. Longe disso. Erro muitas vezes. E a minha miúda não é de longe nem de perto um caso exemplar de educação e cumpridora de regras e tudo e tudo e tudo.

Mas se aqui há tempos disso que “educar a educação” era das coisas mais difíceis da maternidade, hoje mantenho e reforço. No entanto, acrescento: é das coisas mais recompensadoras da maternidade.

Ver ela a crescer. A tornar-se numa pessoa com vontades e opiniões. A cumprir regras, e a desafiar outras que vão surgindo. A perceber o que está certo e o que está errado. A optar mais vezes pelo que está certo. A dizer “ok, eu vou fazer o que vocês estão a dizer, mas eu não queria e estou chateada”.

Isto é bom, mas tão bom.

Foram as primeiras férias sem sesta. Eu achava que isto ia ser um horror. Foram as melhores férias desde que ela nasceu. Participou inteiramente em todos os programas. Mostrou verdadeiro entusiasmo em cada momento. Entediou-se outras tantas vezes por não saber o que fazer. Encontrou o que fazer nos momentos de tédio.

Houve birras, sim senhora. Houve contestações e reclamações. Mas também a consegui observar em diferentes contextos e ver como a minha bebé já deixou de o ser e se está a transformar em menina.

 

[Daqui a uns tempos estou outra vez a dar em maluca com as birras e as “guerras”. Mas fica aqui o balanço. Tudo passa. O que vem a seguir é sempre diferente, mas parece sempre pior. Mas também passa. O importante é nós sabermos o que é importante e gerir isso com eles]

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

E setembro começa...

por Cá coisas minhas, em 01.09.17

É tão bom começar assim...

 

Primeiro,

A rua da escolinha bloqueada com umas três carrinhas a fazer não sei o quê. Nenhum carro passava. Lá fomos nós dar a volta maior, estacionar longe e ir a pé. Miúda, carregando a sua mochila nova - um trolley da Frozen que eu disse várias vezes que era grande e que tinha que ser ela a carregar, mas quis porque quis trazer. Resultado: acho que se arrependeu logo no primeiro dia (mas não deu parte de fraca).

 

Segundo,

IMG_20170901_083551.jpg

 Acidente na IC19. Trânsito parado assim que lá entrei.

 

Tão bom.

Tinha tantas saudades disto tudo.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Agosto foi assim...

por Cá coisas minhas, em 31.08.17

Praia. Amigos. Familia. Séries. Filmes. Praia. Birras. Traquinices. Limpezas. Reorganizações. Praia. Gargalhadas. Gelados. Decisões. Crescimento. Amor. Cão. Gatos. Praia. Carrosel. Parque. Gritos. Nascimento. Bebés. Almoços tardios. Esplanada á noite. Foi assim o meu mês de Agosto. Fomos felizes, com uma garota que cresce a olhos vistos e me faz sentir que tudo tem valido a pena. Amanhã chega setembro. Retomam-se as rotinas. Novas fases. Como sempre. Eu, a ver se volto as corridas madrugadoras e aos hábitos mais saudáveis.

Autoria e outros dados (tags, etc)

"Mãe, quero ver bonecos"

IMG_20170828_094828.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)

Quem nunca... #04

por Cá coisas minhas, em 28.08.17

quem nunca 4.jpg

… imaginou que estavam a sair centenas de moscas da boca de alguém, enquanto o ouvia dizer tanta m****?



Autoria e outros dados (tags, etc)

A aldeia onde eu vivo #13

por Cá coisas minhas, em 22.08.17

Fiquei sozinha em casa durante dois dias, com o objectivo de me dedicar às limpezas grandes. E o que eu limpei, credo. Viver no campo também é isto. No fim, tudo limpo. Lá fora, sombra e uma brisa. Cão a dormir. Gatos a dormir. Abro as portas e deixo a casa a apanhar ar. Cá fora. Um silêncio, tão bom. Só se ouve galos, galinhas, passarinhos, vento, e o espanta espíritos do pastor. Sentada. Aprecio. E percebo que na correria do dia a dia, ainda nem tinha apreciado isto. Isto é ouro. E compensa todos os contras que vão surgindo. Fecho os olhos. Quase que adormeço. Até o vento começar a soprar com mais força, e as portas a baterem. E os gatos a miarem. E o cão a ladrar. (Só cá falta a miúda a dizer "mãe, quero comer alguma coisa")

Autoria e outros dados (tags, etc)

IMG_20170821_142451.jpg

E isto...

IMG_20170821_142439.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)

Quem nunca... #03

por Cá coisas minhas, em 21.08.17

quem nunca 3.jpg

… esteve com alguém, contando interiormente todos os segundinhos, para que chegue a hora de sair dali?



Autoria e outros dados (tags, etc)

Sou tão isto...

por Cá coisas minhas, em 20.08.17

FB_IMG_15030934870785150.jpg

Autoria e outros dados (tags, etc)


Mais sobre mim

foto do autor



Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Links

  •  

  • Blogs de Portugal