Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Dia Europeu dos Vizinhos

por Ana, em 27.05.16

Hoje é dia europeu dos vizinhos.

Tenho para mim, que não haverá muita gente por aí que tenha coisas boas para dizer sobre os vizinhos. Muitos, não terão nada para dizer, pois mal os conhecem. Outros a ter algo para dizer, será mau. E haverá com certeza, quem tenha algo de bem para dizer (será?).

Eu tenho muito pouco para dizer dos meus. Vivo naquele prédio á cerca de um ano, e de vez em quando ainda me surpreendo com caras que nunca vi. Não conheço nem 80% das pessoas. E depois, tenho queixas, relativamente aos vizinhos de cima. Porque fazem barulho e isso incomoda-me. Haverá com certeza muita gente, nas mesmas circunstancias do que eu.

É normal. Os ritmos são acelerados. Saímos de manhã. Só voltamos ao final do dia. E ao final do dia, arrelia-nos que nos estejam a “atormentar” [dizemos nós, irritados, quando ao fim e ao cabo as pessoas só estão é a viver a vida delas], quando mais queremos é estar sossegados. E é isto.

Mas antes não era assim. Não sei se os horários dos pais eram mais curtos. Mas sei que sabia todas as pessoas que moravam em cada prédio da minha rua. Também sei que muitas mães não trabalhavam, e que muitos ficavam com os avós. E aí, os vizinhos tinham um papel na nossa vida. Aí já tínhamos mais coisas para dizer sobre eles, seja bom ou mau. Toda a gente se conhecia. O que permitia que pudéssemos andar todo o dia na rua, pois havia sempre alguém para “tomar” conta. Os nossos amigos, eram os nossos vizinhos. Hoje, são os colegas da escola. Era com os vizinhos que se partilhavam as preocupações e as alegrias do dia a dia. Hoje, é com os colegas do trabalho.

Não há tempo para fazer vizinhança. E a maior parte das pessoas julga que cada um deve meter-se na sua vida, e pronto. Gosto pouco que saibam da minha vida, também. Mas gosto de saber o nome das pessoas. Gosto de “colocar” cada cara, numa porta. Dizer bom dia, fazer conversas de circunstância. O importante é não olhar para aquelas pessoas como estranhos e vice-versa.

Lá está. Coisas minhas (ou manias, como queiram chamar)

Seja como for, BOM DIA DOS VIZINHOS.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor



Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Links

  •  

  • Blogs de Portugal