Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Esta coisa tão complicada de “deixar crescer”

por Cá coisas minhas, em 17.05.16

Educar. Esta tarefa tão difícil de balancear regras, com deixá-los ser eles próprios.

Sem dúvida que somo nós, os pais, a família nuclear que lhe transmite as principais regras de saber estar com os outros, de se relacionar com os outros. É neste grupo mais próximo no qual a criança está inserida, que recebe os principais valores que lhe são transmitidos. O que é certo e o que é errado. Aquilo que deve e não deve fazer. Aquilo que lhe é dito como sendo a verdade. E é por aí que deve seguir.

Mas como balancear isso com a definição da sua personalidade? Como é que eles começam a criar as suas próprias verdades?

Com o tempo, sem dúvida. Acho que é este o nosso principal desafio. Criar as condições. Dar-lhe as ferramentas, para que eles próprios comecem a escolher.

Confesso que para mim não é fácil. Primeiro, porque sempre gostei que as coisas fossem feitas a minha maneira. Depois, porque sempre gostei de controlar a situação, isso deixa-me mais segura. E depois, porque muitas vezes me falta paciência.

Mas as “criancinhas” são persistentes. Querem crescer. E lutam contra isso. Contra “os pais ditadores”, mas sempre a querer o ninho da protecção. Mas este ninho não está sempre presente. É preciso que eles aprendam a “acotovelar-se” entre eles.

E assim. Entre aquilo que nos ditamos como “tem que ser assim”, e aquilo que eles próprios vão experimentando, com todas as suas vitórias e frustrações, que vão crescendo, e sim, criando as suas próprias verdades.

[Será?... Só sei uma coisa: eu procuro fazer o meu melhor]

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor



Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Links

  •  

  • Blogs de Portugal