Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Sobre o dia da mãe

por Cá coisas minhas, em 07.05.17

Fui mãe já depois dos 30, assim como praticamente todas as mulheres com as quais me relaciono. Nomeadamente, as minhas amigas.

 

Posso garantir, que todas nos tornamos mães extremosas, carinhosas, cuidadoras, presentes. A par disso, mantivemos as nossas características, personalidades e gostos: vontade de chegar mais longe na carreira, prazer em beber um copo de vinho, saídas com amigos, namorar com os companheiros. [E muito mais, é claro].

 

Conciliar isto tudo é do catano. Mas se assim não fosse, julgo que esta actividade de ser mãe não seria tão prazerosa.

 

Gostamos de nos sentir úteis. Gostamos de nos sentir bonitas. Gostamos que apreciem o nosso desempenho. Gostamos de elogios. Gostamos de ser bem sucedidas. Gostamos de ser amadas.

 

Às vezes caímos. Mas uma de nós ajuda a outra a levantar-se. E quantas vezes são as nossas pequenas crias que nos “obrigam” a levantar (ou melhor, nem nos deixam caír).

 

Sempre julguei que seria mãe mais cedo. Agora vejo que fui mãe na altura certa. Quando já sabia o que queria para a minha vida [Mais ou menos, vá, que isto é sempre assim algo que se vai construindo]. Quando tinha perto de mim uma equipa de mães/amigas/trabalhadoras para me auxiliar neste percurso.

 

A minha mãe foi mãe bem mais cedo do que eu (mais de 10 anos). Outros tempos. Isso não fez dela nem melhor nem pior mãe do que eu. Foi a minha mãe.

 

Mas ser mãe aos 20, quando ainda tudo acerca de nós próprias está por se definir, não é a mesma coisa. Porque todas nós, mães, sabemos que a partir do momento em que eles nascem, tudo muda. Todas as nossas decisões e escolhas, são pensadas em função deles. Valhe-nos, a nós, mães tardias, um pouco mais de experiência na “gestão da vida”. Já tivemos mais obstáculos, mais desilusões, mais conquistas, e por isso custa-nos menos lidar com algumas dessas decisões.

 

Um beijo enorme a todas as mães com as quais eu tenho o privilégio de partilhar esta circunstância da maternidade. Somos todas umas SUPER MÃES.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor



Mensagens

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Links

  •  

  • Blogs de Portugal