A escola das miúdas
Hoje venho contar-vos sobre a adaptação das miúdas as escolas novas.
A Marta tem 3 anos e foi para o jardim de infância. Logo na reunião de inicio de ano letivo fiquei estupefacta quando percebi que na sala dela seriam só 8 crianças – entre os 3 e os 4 anos. Gostei da escola, tem ótimas condições e também gostei da educadora e da auxiliar. A educadora disse-me logo que se ela quisesse dormir a sesta, poderia dormir. E de facto, só há cerca de 1 semana é que foi deixando de querer dormir. Está perfeitamente enturmada. Apesar do horário de jardim de infância ser das 9h30 às 15h30, eu solicitei o prolongamento de horário. De manhã, é a primeira a entrar na escola e sente-se rainha e senhora do local. Entre as 15h30 e as 17h00 fica com a auxiliar também só para ela. E depois, momento alto do dia, brincar com os mais crescidos. Se calha ir busca-la logo a seguir as 17h00, sai de lá a chorar pois a brincadeira ainda está em falta. Concluindo: perfeitamente integrada.
A Maria foi para o 5º ano. Se só isso, já é uma mudança e tanto, imaginem numa nova localidade, longe de todos os amigos. Não tem sido fácil. Aos poucos vai ficando melhor. “Sinto-me uma novata e que todos gozam comigo”. “Sinto que todos têm alguém com quem andar e eu ando sempre sozinha”. Tem tido algumas confusões com outras meninas – parte da idade, parte de se sentir “a parte”. Já reuni com o diretor de turma. Tenho estado em contacto com as outras mães. Tenho tido muitas conversas com ela. Muitos conselhos. Temos que ter calma, ir gerindo. Entretanto começou a ir de autocarro para casa ao final do dia, visto que uma das vizinhas também vai. Está a perceber que não precisa de mudar para estar bem. Tem que se manter dentro daquilo que ela é. Viver um momento de cada vez. Assim tem estado mais para o pensamento positivo. As notas não têm sido nada más. Contudo, passamos longos momentos as duas de volta da matemática. O 1º período está a acabar, e a meu ver, correu muito melhor do que eu imaginava. O 2º será certamente melhor.