Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cá coisas minhas

Este é o meu blog. Um blog generalista, onde falo sobre as minhas coisas. As coisas que me vêm à cabeça.

Cá coisas minhas

Este é o meu blog. Um blog generalista, onde falo sobre as minhas coisas. As coisas que me vêm à cabeça.

11
Jan19

Celebremos o Sol

Está frio, é um facto. Todos sabemos e todos falamos (queixamos) disso.

Não chove, e o país está outra vez em seca. Mais do mesmo. Mas é mau, todos sabemos.

 

Mas estes dias de início do ano que começaram com este sol magnífico, também merecem ser celebrados.

Com passeios ao fim de semana.

Com esplanadas nas horas quentes.

Com “escapadinhas” do escritório há hora de almoço.

 

As vantagens da vitamina D vindas diretamente do Sol, são mais que muitas.

 

Ora vejamos.

  • regula o metabolismo ósseo, sendo essencial para o desenvolvimento saudável e para a manutenção dos ossos e dentes;
  • desempenha um papel importante ao nível muscular, ao nível do sistema imunológico e ao nível do sistema nervoso, uma vez que previne o declínio cognitivo;
  • desempenha um papel protetor, uma vez que parece reduzir o risco de enfarte, de doença coronária e de insuficiência cardíaca;
  • revela um efeito preventivo da obesidade e da diabetes mellitus, pois tem a capacidade de melhorar a sensibilidade à insulina;
  • durante a gravidez, a Vitamina D diminui o risco de eclampsia.

 

É óbvio que podemos encontrar esta vitamina em outras fontes, mas cerca de 80% advém da exposição solar.

 

Leiam mais sobre isto aqui.

6 comentários

Comentar post