Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cá coisas minhas

Este é o meu blog. Onde falo sobre múltiplas coisas. As coisas que me vêem a cabeça.

Cá coisas minhas

Este é o meu blog. Onde falo sobre múltiplas coisas. As coisas que me vêem a cabeça.

17
Mai17

Coisas da miúda #44

Ana

Na vila lá perto da nossa aldeia, costuma andar um senhor a pedir “trocos”.

A miúda que já tem 4 anos, e que procura perceber tudo o que existe à sua volta, obviamente já percebeu e resolveu perguntar “porque anda aquele senhor a pedir trocos às pessoas”. O pai, respondeu-lhe que é porque ele não trabalha.

No outro dia, passávamos de carro e ela lá viu o senhor. E começa com toda uma conversa que eu me limitei a ouvir para ver onde ia dar. “Olha, lá está aquele senhor a pedir trocos as pessoas. Eu não entendo. A minha avó I. também não trabalha, e não anda na rua a ver se vê as pessoas para lhes pedir trocos. Por isso aquele senhor, não anda a pedir trocos. Aquele senhor anda a roubar os trocos às pessoas. Não está certo. Pois não, mãe

Bom. Fiquei uns segundo em silêncio (espantada com a ligação que ela fez daquilo tudo). E depois disse que não, que não estava certo.

E depois expliquei-lhe que a avó não trabalhava, mas que tinha dinheiro para comprar comida, e que tinha uma casa. E que aquele senhor não tinha casa. Ela foi fazendo perguntas, e eu lá lhe fui explicando o que é ser um sem abrigo. Ela concluiu dizendo que aquilo era tudo muito mau e triste.

Para rematar a conversa, perguntou “e como é que o senhor faz a comida”. Respondo, “não faz, compra qualquer coisa no café ou no supermercado com as moedas que as pessoas lhe dão.” Ela: “não, vai a churrasqueira e compra um frango assado e arroz”. E assim, ela própria “apaziguou-se”. Acho esta capacidade das crianças, extraordinária.

 

3 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

Nº de Visitas

contador de visitantes

Também estou aqui

Pesquisar

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D