Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cá coisas minhas

Este é o meu blog. Um blog generalista, onde falo sobre as minhas coisas. As coisas que me vêm à cabeça.

Cá coisas minhas

Este é o meu blog. Um blog generalista, onde falo sobre as minhas coisas. As coisas que me vêm à cabeça.

04
Mai17

Coisas em introspectiva #06

“Educar a educação”

É este para mim o maior desafio da maternidade.

Faz-me muita confusão ver miúdos mal criados, que não ouvem, que gritam, que respondem aos pais (e outros adultos).

E esta fase é muito difícil. É crucial.

Ela é desafiadora. Gosta de marcar posição. Quer fazer as coisas à maneira dela. E luta, luta … mesmo quando sabe que não vai levar a melhor. E eu percebo que é isto que tenho que gerir.

Sim, eu sei. Ela está a aprender a gerir as emoções. E a maneira que ela tem de descomprimir é mandar aquilo tudo cá para fora. Mas sinto, que se não tenho mão agora, isto pode resvalar de uma maneira muito complicada.

Dizer não. Marcar posição de autoridade. Por de castigo. Dizer “não grites”. Dizer “para de chorar”. Sair de ao pé dela e ouvir um choro contínuo já desespero (manipulador, será?), “oh mãe, por favor, não me deixes aqui sozinha”. Explicar o porquê do porque não. Explicar o mau daqueles comportamentos. Ralhar. Conversar. Acabar com a conversa por ali e esperar que a birra passe. E tudo junto outra vez.

Isto é esgotante.

[Adoro que ela seja assim. Um furacão. A marcar posição onde está. A dar sempre a sua opinião. Dosear as situações, é que é lixado. Lá está. Explicar-lhe, fazê-la ver que há situações em que a mãe e o pai é que sabem e ponto final.]