Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cá coisas minhas

Este é o meu blog. Onde falo sobre múltiplas coisas. As coisas que me vêm a cabeça.

Diário 1 - primeiros dias

18.03.20 | Ana

Pensei em voltar ao blog.

Este isolamento forçado, poderia ser uma forma de desanuviar.

Mas não sobra tempo, confesso.

Teletrabalho. Bebé de 8 meses que pouco ou nada dorme de dia. Criança de 7 anos que precisar de ser muito incentivada para as tarefas escolares. Refeições a toda hora. Roupa sempre a lavar e a estender. O tempo que sobra é muito curtinho.

Mesmo assim, vim cá hoje. Saber de vós. Contar de nós.

E vou tentar vir mais vezes.

As rotinas por aqui, são as mesmas que as vossas.

Temos de trabalhar. Temos que cuidar dos miúdos. Temos que tentar alguma normalidade dentro desta anormalidade toda.

Nunca, em toda a minha vida (cliché, eu sei...) pensei que fossemos viver algo semelhante, quanto mais igual.

Acordamos de manhã. O pai sai para trabalhar. Deixa-nos pão antes de sair. Por agora o café da aldeia ainda está aberto. Pequeno-almoço às miúdas e a mim. As 9h eu e a Maria estamos a trabalhar. Até as 10h30. A Marta brinca ao pé de nós, até ir dormir a sesta da manhã. Depois do lanchinho da manhã, eu regresso ao computador às 11h e elas brincam. As 11h30 a Maria pode ver youtube kids, até as 12h15. 

Por volta do 12h começo a tratar do almoço. Almoçamos as três ao mesmo tempo, para ser mais fácil de gerir. Arruma-se a cozinha. Brincamos e conversamos até as 14h.

A Marta vai dormir a sesta e eu e a Maria vamos trabalhar. Das 14h as 15h30. 

Lanches e brincadeiras. Temos um quintal grande. Digo sempre a Maria para ir apanhar um bocado de sol, correr. E ela lá vai brincar com o nosso cão. Eu apanho sol sempre que vou ter com os cães ao quintal e apanhar e estender roupa.

As 16h30, a Maria faz uma atividade lúdica (ler, trabalhos manuais, tira fotografias, faz filmes, desenhos, jogos, etc.)

As 17h30, fazemos as duas 20 minutos de ginástica. A Marta ri as gargalhadas.

O pai chega. Vai direto para a casa de banho. Toma banho. Mete toda a roupa na máquina. E só depois se chega a nós.

Brincadeiras. Conversas. Banhos. A Maria pode ver mais 1h de youtube kids antes do jantar.

Jantar. Jogos. Dormir.

É isto. Não é obrigatório o horário, claro. As vezes anda um bocadinho ao lado. Vamos gerindo. Mas com este horário, consigo ir lidando melhor com isto tudo.

Vamos gerindo. Um dia de cada vez. Não fazemos ideia de quanto tempo isto vai durar. Não sinto a Maria ansiosa (ainda). Está tranquila dentro desta anormalidade. Hoje quis vestir um vestido. A minha primeira reação foi "que disparate", mas depois "sim, claro." Tem toda a razão. 

Tive também uma ideia de repente que correu muito bem. Perguntei-lhe: "se pudéssemos sair agora para passear, onde íamos". Ela escolheu o sítio. E as duas, a conversar, fomos descrevendo todos os passos, desde a saída de casa, à viagem, ao que fazíamos lá, a volta para casa. Foi muito bom. Correu muito bem.

Força para todos. Isto vai durar. 

 

4 comentários

Comentar post