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Dicas para treinar cedo

por Ana, em 20.06.18

Correr cedo, exige algum método e disciplina.

Tive que desenvolver algumas estratégias pessoais, para que resulte.

Ás vezes as pessoas perguntam-me "como é que consegues?"

Hoje partilho convosco.

Isto é o que funciona para mim.

Tenho que sair de casa as 07h30 e se não for assim, não terei tempo para ir correr antes.

Já tentei correr ao final do dia, mas não funciona muito bem comigo - nem com o meu organismo, nem com a minha logística familiar.

Esta é a melhor hora, quando todos ainda dormem.

 

Nem sempre consigo cumprir, mas para ser possível para mim, há algumas questões que considero fundamentais.

São elas:

1. Deitar cedo.

Esta é básica e fundamental. Se o objectivo é acordar antes das 05h30, então tenho que ir para a cama por volta das 22h. Ler um bocadinho e adormecer antes das 23h. Nem sempre é fácil, e pode dar-se o caso inclusivé de o sono ainda não ter chegado. No entanto, se começarem a fazer da corrida uma rotina semanal, acreditem que a esta hora já começam a sentir sono e conseguem adormecer com facilidade. Para cumprir isto, é fundamental (para mim) não ir para o sofá ver tv, pois se adormeço no sofá, depois ando ali numa luta para ir para a cama e lá se vai o deitar cedo por "água abaixo".

 

2. Por o despertador para uns minutos antes da hora que querem efectivamente levantar-se.

Ou seja, eu faço as contas ao tempo que precisarei de correr faço aos km previstos para a corrida do dia seguinte. Por exemplo: se quero correr 5 km, é importante que saia de casa por volta das 05h50, para no máximo as 06h30 estar a entrar em casa já com os alongamentos feitos. Então ponho o despertador para as 05h25, pois já sei que é possível que resista umas 2 ou 3 vezes e adie o despertador.

 

3. Deixar a roupa de corrida, já na sala, pronta.

Assim não perco tempo á procura da roupa, nem acordo ninguém com o barulho. É só vestir, comer qualquer coisa (normalmente meia banana) e sair. Em menos de 10 minutos saio de casa.

 

Oiço muitas vezes as pessoas dizerem que "gostavam de... mas não têem tempo". O tempo arranja-se. É só uma questão de querermos ou não querermos. Quando falho um treino que tinha previsto, não é por não ter tempo, é porque não quis ou não estava em condições para o fazer.

Noites mal dormidas. Cansaço. Chegar tarde a casa. Logistica familiar. Todos têem. É uma questão de tentarmos encontrar o "melhor horário para nós".

 

[Eu encontrei o meu, mas não foi logo á primeira]

 

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5 comentários

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De Fatia Mor a 20.06.2018 às 11:54

Corajosa! Eu não gosto de correr portanto nunca seria solução. Mas eu também descobri o meu tempo: Hora de almoço, ginásio com ela. Quando corre bem, consigo ir três a quatro vezes por semana. Quando corre mal, nem um dia lá vou (como esta semana parece que vai ser). Mas nestas coisas o importante é não desistir, não abdicar do nosso tempo e ir! Durante épocas da minha vida também aleguei não ter tempo e depois mentalizei-me que tenho que ser eu a fazê-lo.
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De Ana a 20.06.2018 às 12:05

Ora aí está. A questão é mesmo essa.
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De Chic'Ana a 20.06.2018 às 13:04

Durante uns 3 anos levantei-me ás 06h15 para correr todos os dias... Era um estímulo para o meu pai deixar de fumar.. Deixou de fumar, mudou a corrida para a noite e consegui trocar de papel com a minha irmã. agora é ela que o acompanha =)
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De Ana a 20.06.2018 às 15:00

E funcionou, viste. Fantástico.
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De Gorduchita a 21.06.2018 às 10:25

Já consegui em tempos acordar mais cedo para ir caminhar mas agora com os sonos meio trocados da cachopa, não tenho grande hipótese... E admito que me falta a disposição para fazer exercício noutros horários. É algo que tenho de mudar rapidamente!

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