Dicas para treinar cedo
Correr cedo, exige algum método e disciplina.
Tive que desenvolver algumas estratégias pessoais, para que resulte.
Ás vezes as pessoas perguntam-me "como é que consegues?"
Hoje partilho convosco.
Isto é o que funciona para mim.
Tenho que sair de casa as 07h30 e se não for assim, não terei tempo para ir correr antes.
Já tentei correr ao final do dia, mas não funciona muito bem comigo - nem com o meu organismo, nem com a minha logística familiar.
Esta é a melhor hora, quando todos ainda dormem.
Nem sempre consigo cumprir, mas para ser possível para mim, há algumas questões que considero fundamentais.
São elas:
1. Deitar cedo.
Esta é básica e fundamental. Se o objectivo é acordar antes das 05h30, então tenho que ir para a cama por volta das 22h. Ler um bocadinho e adormecer antes das 23h. Nem sempre é fácil, e pode dar-se o caso inclusivé de o sono ainda não ter chegado. No entanto, se começarem a fazer da corrida uma rotina semanal, acreditem que a esta hora já começam a sentir sono e conseguem adormecer com facilidade. Para cumprir isto, é fundamental (para mim) não ir para o sofá ver tv, pois se adormeço no sofá, depois ando ali numa luta para ir para a cama e lá se vai o deitar cedo por "água abaixo".
2. Por o despertador para uns minutos antes da hora que querem efectivamente levantar-se.
Ou seja, eu faço as contas ao tempo que precisarei de correr faço aos km previstos para a corrida do dia seguinte. Por exemplo: se quero correr 5 km, é importante que saia de casa por volta das 05h50, para no máximo as 06h30 estar a entrar em casa já com os alongamentos feitos. Então ponho o despertador para as 05h25, pois já sei que é possível que resista umas 2 ou 3 vezes e adie o despertador.
3. Deixar a roupa de corrida, já na sala, pronta.
Assim não perco tempo á procura da roupa, nem acordo ninguém com o barulho. É só vestir, comer qualquer coisa (normalmente meia banana) e sair. Em menos de 10 minutos saio de casa.
Oiço muitas vezes as pessoas dizerem que "gostavam de... mas não têem tempo". O tempo arranja-se. É só uma questão de querermos ou não querermos. Quando falho um treino que tinha previsto, não é por não ter tempo, é porque não quis ou não estava em condições para o fazer.
Noites mal dormidas. Cansaço. Chegar tarde a casa. Logistica familiar. Todos têem. É uma questão de tentarmos encontrar o "melhor horário para nós".
[Eu encontrei o meu, mas não foi logo á primeira]