Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mente de principiante

por Ana, em 23.06.16

Este momento é sempre fresco, sempre novo, nunca estivemos neste momento antes, e mesmo assim trazemos tantas idéias e atitudes e desejos para cada momento que não podemos nos permitir, na maioria das vezes, ver as coisas como se fosse a primeira vez”.

Jon Kabat-Zinn, Mindfulness e Mente de Principiante

Esta é uma das atitudes do mindfulness. Viver o momento, de forma consciente de que aquele momento é aquele momento e não outro qualquer.

As crianças já a têm (mas vão perdendo). Vivem tudo com um entusiamo típico da primeira vez. É por isso que são tão felizes quando vivenciam as experiências que as agrada.

Os adultos, “perdem-se” muitas vezes nos seus pensamentos. E são sempre influenciados, quer nas suas experiências, quer nas suas expectativas, por vários factores que deturpam essa mente de principiante - preconceitos, experiências, vivências, opiniões dos outros, etc.

Verdade seja dita, hoje em dia, é tão fácil encontrar informações sobre as coisas que vamos viver, que até já as vivemos antes de elas acontecerem. Se vamos de férias para algum lado, primeiro pesquisamos sobre o sítio, o que fazer, o que dizem as pessoas que lá estiveram, etc. (e o mesmo relativamente a um filme, um livro, um restaurante, seja o que for).

Não sei se seria capaz de viver sem estas informações todas. Aliás, sem esta necessidade constante de procurar antever tudo.

Mas, em consciência, sei que é sem dúvida uma forma mais saudável de viver.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.





Comentários recentes

  • Ana

    Obrigado, Anita. Beijinhos

  • Ana

  • Ana

    Sim, felizmente. Obrigado, beijinhos.

  • Ana

    Obrigado,

  • Ana

    Obrigado,



subscrever feeds